Boa tarde meus caros.
Há quanto tempo não nos vemos, não?
Pensaram que eu ia ficar tanto tempo assim sem traduzir DDf?
Pensaram certo, ainda não vou voltar.
…
…
…
Mas, porém, no entanto, contudo, todavia, depois de uma quantidade considerável de chantagem, pressão psicológica, ameaças, tortura mental e toda sorte de gestos amigáveis o Fefe finalmente cedeu e assumiu o projeto.
AAAAAEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
— Isso quer dizer que DDf volta semana que vem!?
Não! Afinal, diferentemente de mim, nosso querido Fefe tem o coração muito grande e decidiu revisar tudo, reeditar e montar os pdfs de todos os volumes que faltam antes de retomar a tradução.
Agora vamos aos detalhes bonitos.
O que exatamente estamos fazendo? É um processo bem enrolado mas necessário:
O Fefe está passando toda a obra para o padrão de edição brasileiro, ou seja eliminando as aspas e colocando travessões, tal qual um livro de verdade.
E você, o que está fazendo? Um trabalho bem mais simples: revisando a minha própria tradução. Dungeon Defense foi minha primeira tradução, no começo não possuía a mesma experiência que tenho hoje e achava que a tradução do gringo era perfeita, devendo ser seguida a risca e com literalidade, e isso é absurdamente errado, o que deixava tudo com um ar muito mecânico, sem naturalidade na leitura.
Mas isso é o de menos, o trabalho que o Fefe está fazendo é fenomenal, arrisco dizer que DDf fica 5x melhor pós edição, eliminando toda a quebra na leitura entre os diálogos e linhas, mas é difícil de entender o que ele fez só comigo falando, então vou deixar aqui um exemplo.
Versão antiga (atual):
Versão Fefêstica:
Fica muito mais compacto e claro.
A princípio eu até disse que era desnecessário, mas após ver a diferença fui convencido.
— Mas e quando sai tudo isso?
Bem, o prólogo está disponível para leitura e os volumes em reeditados e revisados vão sair entre novembro e dezembro, conforme ficarem prontos.
— Tá, tá, tá mas e quando DDf volta mesmo?
A estimativa é que ele comece a postar dia 1º de Dezembro, mas ainda está sujeito a alterações.
Enfim, é isso pessoal, lembrem-se de agradecer ao Fefe por pegar a novel, e quando sair os pdf’s apresentem para seus amigos, até quem não gosta de light novels normais pode curtir DDf.