ZTJ – Capítulo 199 – Guardião do Mausoléu


CAPÍTULO ANTERIOR                                                                                              PRÓXIMO CAPÍTULO


Chen Changsheng não sabia como responder. Ele teria que dizer-lhe que acabara de perder o interesse em cultivar? Depois de pensar por um momento, disse: “Já consegui alcançar o Reino da Abertura Etérea, então, obviamente, não preciso me apressar demais.”

Tang Trigésimo Sexto olhou para ele e perguntou: “Você está sendo arrogante?”

Chen Changsheng ficou um tanto assustado e disse: “Eu realmente não quis passar isso.”

Tang Trigésimo Sexto apontou para o bosque e disse: “Eu mencionei isso no caminho por aqui. Para nós, cultivadores, o Mausoléu de Livros é um assunto muito importante, e é infinitamente mais importante do que o Jardim de Zhou. Somente aqueles que são míopes e só podem ver algumas polegadas à frente tratariam a visualização e compreensão do Mausoléu de Livros como uma condição para se submeter à Abertura Etérea. Olhe para Gou Hanshi; ele já passou por sua Abertura Etérea, mas não desperdiçou qualquer espaço de tempo.”

Chen Changsheng olhou para onde ele havia apontado e viu apenas imagens de sombras no caminho da montanha na floresta verde. Os altivos sons continuaram a soar, e as sombras das quatro pessoas da Seita da Espada do Monte Li rapidamente desapareceram.

Ele se virou, olhou para Tang Trigésimo Sexto e perguntou: “Você também não está aqui?”

“Eu percebi que você estava agindo um tanto estranho hoje, então decidi seguir você.” Tang Trigésimo Sexto disse enquanto olhava nos olhos de Chen Changsheng.

Chen Changsheng olhou para ele e, com sinceridade, falou: “Esta é uma oportunidade única, então não perca tempo.”

Tang Trigésimo Sexto disse: “Ainda há pelo menos mais um mês, então não há necessidade de se apressar.”

Apenas neste momento, uma voz apareceu atrás dos dois e interveio: “Na verdade, não há necessidade de se apressar.”

A pessoa que chegou foi Su Moyu. Este jovem sacerdote da Academia do Palácio Li deu-se de cara com certa má sorte no Grande Exame deste ano. Ele encontrou-se com Zhexiu, que era um oponente extremamente forte na primeira rodada. Felizmente, sua performance no exame escrito foi extremamente notável, então conseguiu espremer uma posição na terceira bandeira no resultado final.

Enquanto olhava para ele, Tang Trigésimo Sexto exibia confusão em seu cenho, e então perguntou: “Chen Changsheng não se apressou hoje porque tinha alguns problemas com sua cabeça e eu estou cuidando dele. O que está fazendo aqui?”

Su Moyu disse: “Há um ditado entre as pessoas que você não pode comer tofu quente se você estiver impaciente. Os monólitos do mausoléu não são facilmente compreendidos. O mais importante a considerar é a sua mentalidade, então quanto mais apressado for, mais fácil será para você encontrar futuros problemas.”

Tang Trigésimo Sexto o relembrou dizendo: “O Jardim de Zhou vai abrir em um mês. O tempo não espera as pessoas.”

Su Moyu, de forma calma, respondeu: “Não pretendo entrar no Jardim de Zhou.”

A expressão de Tang Trigésimo Sexto sorrateiramente mudou, e Chen Changsheng igualmente sentiu-se um tanto intrigado. Quem, por acaso, não estaria interessado no legado de Zhou Dufu?

Su Moyu assegurou-lhes: “Somente depois de passar pelo Grande Exame, aprendi que minha fundação era um tanto frágil. É ridículo pensar sobre o quão arrogante eu era, e eu planejo permanecer no Mausoléu de Livros por mais um tempo.”

Chen Changsheng perguntou: “Nós podemos ficar o tempo que quisermos no Mausoléu de Livros?”

A expressão de Su Moyu mudou por um pouco: “Você não ouviu o que os guardiões monolíticos tinham dito antes?”

Chen Changsheng sentiu-se levemente envergonhado e respondeu: “Oh, eu estava pensando em outras coisas antes.”

Tang Trigésimo Sexto viu que esse tipo de resposta era um pouco humilhante e se precipitou em falar: “As regras para ver os monólitos no Mausoléu de Livros não mudaram nos últimos anos. Enquanto você conseguir entrar no mausoléu, você pode ficar o tempo que quiser. No entanto, se quiser entrar no mausoléu novamente, não será assim tão fácil.”

Chen Changsheng olhou para Su Moyu e perguntou: “Você decidiu desistir do Jardim de Zhou pelo Mausoléu de Livros?”

Su Moyu disse: “O Jardim de Zhou pode ser bom, mas não é onde eu quero estar.”

De tempos em tempos, a montanha arborizada verde ecoava com sons de pássaros que voavam, assustados.

Então Tang Trigésimo Sexto disse: “É muito óbvio que essas outras pessoas não pensam da mesma maneira.”

“Como o Jardim de Zhou pode ser comparado com o Mausoléu de Livros? Mesmo que lá realmente contenha o legado de Zhou Dufu, certamente não pode ser mais importante do que aqueles monólitos de pedra na montanha. O primeiro é um atalho, enquanto o último é o caminho correto.”

Su Moyu olhou para a montanha verde em silêncio, e explicou com um triste suspiro.

Chen Changsheng ficou em silêncio, e nada disse.

Tang Trigésimo Sexto riu dele e disse: “Como há tantas explicações que parecem corretas, mas na verdade estão erradas? Uma linha reta é a distância mais curta entre dois pontos; portanto, o caminho mais correto é, em si, o caminho mais rápido.”

O caminho correto era o mais rápido? Chen Changsheng e Su Moyu, ambos olharam sem entender o que acabara de dizer, e perceberam que, na verdade, não podiam refutar tais palavras.

“Nada mal.” Chen Changsheng olhou para ele e o elogiou.

“Eu não posso simplesmente vencer você, então vou sair primeiro.” Su Moyu balançou sua cabeça e caminhou em direção ao Mausoléu de Livros com as mãos atrás das costas.

“Me preocupo com o futuro de Su Moyu.” Tang Trigésimo Sexto levantou ligeiramente uma sobrancelha e olhou para suas costas enquanto o jovem sacerdote desaparecia lentamente em meio à floresta verde. Ele disse: “Há vários exemplos no passado e no presente onde diversas pessoas ainda estão presas no Mausoléu de Livros, incapazes de sair. Espero que ele não acabe como eles.”

Chen Changsheng ficou um tanto surpreso e perguntou: “Estão presos no Mausoléu de Livros?”

“Não estão dispostos a sair até o final até o momento onde ficarão muito assustados para sair. Podem passar até várias dezenas de anos vendo os monólitos do mausoléu em somente uma única sessão. Como isso não seria igual a ser um prisioneiro?”

Tang Trigésimo Sexto disse: “Essas pessoas não conseguem suportar separarem-se do desenvolvido mundo externo e não estão dispostas a realizar um juramento de sangue para se tornar um Guardião Monolítico. Também não estão dispostas a se separarem da boa sorte oferecida pelos monólitos de pedra dos Tomos Celestiais. Sair ou ficar, são duas grandes tentações e, no momento em que se enfrente tais tentações, eles escolhem, e quando fazem suas escolhas, são todos por meio de testes que o Mausoléu de Livros dá a todos.”

Chen Changsheng disse: “Não considero essa escolha tão difícil de se fazer.”

“Isso é porque ainda não vimos os Tomos Celestiais.”

Tang Trigésimo Sexto olhou para ele e disse: “Claro, mesmo que você os veja, acredito que você tenha o poder de reconhecer claramente o que mais deseja, como Gou Hanshi. Ele já deve ter se decidido antes. Se você não consegue passar mesmo nesse obstáculo, então, como ainda pode ter o direito de continuar no caminho do cultivo?”

Chen Changsheng de repente pensou em algo, e perguntou: “Se eu posso ficar no Mausoléu de Livros e ver os monólitos, então, haverá refeições?”

Depois de ouvir essas palavras, Tang Trigésimo Sexto ficou um tanto chocado. E pensou, você não é um faminto igual a Xuanyuan, e respondeu de forma desordenada: “Claro que há comida. Se você pode ver os monólitos até chegar sua morte, então também pode comer até sua morte.”

Chen Changsheng ficou um tanto envergonhado e disse: “Não fique zangado. Acabei de pensar que esta questão era até relativamente importante.”

Tang Trigésimo Sexto foi muito preguiçoso para reconhecer suas palavras e disse enquanto apontava para a montanha cheia de árvores verdes, “O Mausoléu de Livros tem apenas um caminho, e esses monólitos de pedra estão todos ao seu lado. A partir do momento em que você terminou de ver um nível, então, pode-se passar para o nível seguinte.”

Chen Changsheng perguntou: “Quantos níveis o Mausoléu de Livros possui?”

Ele sempre ficou perplexo com esta questão. De acordo com a tradição, as Três Mil Escrituras Daoístas apresentavam várias descrições do Mausoléu de Livros, porém, ele nunca havia lido quantos níveis o mausoléu tinha, afinal.

“Eu não sei… Ó, para ser exato, ninguém sabe quantos níveis existem no Mausoléu de Livros.” Tang Trigésimo Sexto respondeu.

Depois de ouvir o que foi dito, Chen Changsheng ficou demasiado intrigado e respondeu: “De acordo com o que sei, embora alcançar o topo do Mausoléu de Livros seja extremamente difícil, ainda há pessoas que o conseguiram. Como, então, a quantidade de níveis podem ser desconhecidas?”

Tang Trigésimo Sexto disse: “Meu avô me disse uma vez que, no dia em que você realmente entrar no Mausoléu de Livros, entenderá por que não há um conjunto sistematizado de níveis.”

“Por quê?” Chen Changsheng ainda estava intrigado.

Tang Trigésimo Sexto olhou em seus olhos e, de forma profunda, disse: “Em primeiro lugar, não sou um guardião monolítico. E, em segundo lugar, não sou um guia turístico, sendo assim, por favor! pode parar de fazer tantas perguntas? Tudo o que você precisa saber, de qualquer maneira, é que esses monólitos de pedra só podem ser vistos um a um de cada vez. No final, quantos monólitos você compreender dependerá do seu próprio poder de compreensão.”

Chen Changsheng pôde sentir que o humor de Tang Trigésimo Sexto havia piorado. Ele, originalmente, queria controlar-se e parar de fazer perguntas, mas realmente não conseguia conter sua curiosidade. Ele tentou pedir a Tang Trigésimo Sexto: “Última pergunta?”

Tang Trigésimo Sexto respirou fundo e disse: “Fale.”

Chen Changsheng começou a falar: “De acordo com as Escrituras Daoístas, a Imperatriz Divina e o Papa chegaram ao topo do Mausoléu de Livros pelo Caminho Divino. Este é o caminho que você mencionou?”

“Não.” Tang Trigésimo Sexto disse: “O Caminho Divino é um caminho diferente.”

“Mas você disse anteriormente que o Mausoléu de Livros tem apenas um caminho.”

“Isso é apenas para as pessoas que entram no Mausoléu de Livros que com o intuito de verem e compreenderem os monólitos.”

“Se você desejar ir ao topo, qual será, então, o caminho mais próximo? Sinto que o Caminho Divino é mais próximo.”

“O Caminho Divino é o verdadeiro caminho que se localiza ao sul da montanha, e não é um atalho para escalar o mausoléu. Você não é esse tipo de pessoa que teme dificuldades, então, de antemão, já deve saber muito claramente que não há atalhos para a montanha. Ela só pode ser escalada com trabalho duro.”

“Mas você acabou de dizer a Su Moyu que o atalho é o caminho correto.”

Tang Trigésimo Sexto ficou em silêncio por muito tempo antes de dizer: “Em primeiro lugar, eu estava discutindo com ele. E, em segundo lugar, se é o caminho correto ou o atalho, você não pode seguir por esse caminho diretamente para alcançar de qualquer maneira o topo do Mausoléu de Livros. Você não mais precisa me fazer perguntas, então deixe-me dizer-lhe diretamente uma coisa. É porque esse Caminho Divino tem uma pessoa que a protege, e nunca houve ninguém que tenha ascendido com sucesso ao mausoléu pelo uso da força.”

“Não fique zangado.” Chen Changsheng estava um tanto envergonhado, e assim estendeu o braço para afagar o ombro de Tang Trigésimo Sexto.

Tang Trigésimo Sexto olhou em seus olhos e disse: “Esta é a segunda vez que você faz isso. Não faça uma terceira vez.”

Chen Changsheng sabia que o atual estado de humor de Tang Trigésimo Sexto já havia atingido o limite antes de se implodir em raiva. Ele não queria continuar irritando-o, então disse: “Eu só quero rondar por aí como quem não quer nada.”

Neste momento, todos os examinados nas três bandeiras do Grande Exame já haviam entrado no Mausoléu de Livros e haviam desaparecido na floresta verde. Apenas os dois ficaram lá fora.

A voz de Tang Trigésimo Sexto tornou-se ligeiramente mais aguda e perguntou: “Você realmente só vai dar uma volta por aí, casualmente?”

Chen Changsheng assentiu e respondeu o que dizia: “A paisagem dentro dos jardins do mausoléu não é ruim. Eu quero caminhar e dar uma olhada.”

Tang Trigésimo Sexto olhou para ele como se estivesse olhando a um idiota. Somente após diversas provações e tribulações, todos finalmente entraram nas três primeiras bandeiras do Grande Exame. Tiveram a oportunidade de entrar no mausoléu para visualizar e compreender os monólitos. No entanto, Chen Changsheng não queria buscar conhecimento de forma silenciosa em frente desses monólitos de pedra, porém, ele, na verdade, realmente apenas queria vislumbrar a paisagem? Realmente pensara que era um turista? Turistas não podiam entrar no Mausoléu de Livros.

Cheng Changsheng ignorou o quão surpreso e bravo Tang Trigésimo Sexto estava e abandonou-o de onde ele estava. Começou a passear tranquilamente pelo Mausoléu de Livros. O verde do Mausoléu de Livros no início da primavera era realmente gratificante, e a vegetação nos jardins sob o mausoléu era variada e vasta. O cenário era deveras proveitoso. Ele caminhou, parou dentro dele, e colocou suas duas mãos atrás de si enquanto via o cenário. Ele extraordinariamente assemelhava-se tal como um turista de campo.

Devido à densa cobertura verde da árvore, era muito difícil para as pessoas que estavam fora do Mausoléu de Livros ver como era o interior do mausoléu. No entanto, as pessoas dentro do mausoléu podiam ver as pessoas de fora muito claramente. Muitos desses examinados que viajaram ao longo do caminho da montanha perceberam sua presença e descobriram que ele, realmente, não subiu ao mausoléu. Em vez disso, ficou observando o lado de fora. Os que o viram não puderam não ficarem chocados com aquela cena.

Chen Changsheng inesperadamente não escalou o mausoléu. Obviamente, todos ficaram chocados. Depois disso, diversos e distintos sentimentos floresceram dentro dos corações de diferentes pessoas. Alguns estudantes acharam que ele estava sendo propositalmente indiferente, agindo daquela forma. Seu comportamento fez com que diversas pessoas o severamente desprezassem em seus corações, como os estudantes do Solar Acadêmico e a jovem chamada Ye Xiaolian do Monte das Virgens Santas. Algumas pessoas pensaram que, com sua força atual e a força que havia demonstrado durante o Grande Exame, ele não havia entrado justamente por ser muito rígido consigo mesmo. Assim o era apesar do Mausoléu de Livros estar bem na sua frente. Por exemplo, Guan Feibai e Liang Banhu pensaram como tal. Gou Hanshi aceitou a água que Qi Jian passou para ele e bebeu um gole. Ele viu Chen Changsheng sentado à beira de uma lagoa, olhando fixamente para ela. Em vez disso, ele tinha uma linha de pensamento diferente em comparação com a maioria dos outros.

Achou que Chen Changsheng estava com alguns problemas, que provavelmente eram problemas a nível psicológico. No entanto, não entendera por que ele estava agindo dessa forma. Fazia apenas alguns dias desde a batalha no Grande Exame. Ele havia visto a força de vontade e a determinação de Chen Changsheng, que poderiam ser considerados até mesmo aterradores. Todavia, uma mudança tão grande como essa não ocorreria em apenas alguns dias.

O Mausoléu de Livros era uma montanha verde com uma área de superfície muito grande. Se desejasse completar uma volta ao redor de todo o território, seguindo o caminho abaixo do mausoléu, você teria que usar de um esforço gigantesco, especialmente para Chen Changsheng que estava caminhando e parando de vez em quando. Ele parou por um momento para olhar a vegetação e depois olhava para a lagoa. Ele andou e pensou em assuntos que talvez existam ou não existiam, e só depois de caminhar por quatro horas, chegou ao sul do mausoléu.

No momento presente, Chen Changsheng olhou para o padrão na estrada formada pelas rochas coloridas, e, de repente, ouviu o som de água corrente vindo de cima. Ele subconscientemente ergueu a cabeça para olhar, e apenas viu uma cachoeira de prata, saindo de um certo lugar na parede de pedra. Esta parede de pedra estava à várias dezenas de zhang acima dele, e a cachoeira formava uma corrente branca quando atingia a pedra. A partir daí, a água se separava em todas as direções, formando várias dezenas de fluxos de água ainda menores. Eles atravessaram as rochas acidentadas e, finalmente, pousavam no chão.

Depois de ver tal bela cena, a primeira reação de Chen Changsheng foi que o lado sul do Mausoléu de Livros era, realmente, demasiado íngreme. Não havia muitas árvores, porém, como ele não podia ver nem um único monólito de pedra? Depois, seu olhar seguiu essas dezenas de córregos de água descendo a inclinação. Ele viu apenas uma rocha negra extremamente grande e larga formando um platô em sua frente. Naquele planalto havia canais de águas rasas, que faziam com que as águas do Mausoléu de Livros fluíssem para esses canais.

Enquanto seguia os canais com os olhos, viu que a água era incrivelmente clara, seguido das rochas brancas no fundo dos canais que brilhavam tal como pérolas. Pouco depois, ele chegou na área sul do Mausoléu de Livros. O som da cachoeira lentamente desapareceu, e os canais do planalto ficaram cada vez mais próximos. Ele não pôde deixar de pensar que se olhasse para baixo do topo do mausoléu, então, que tipo de imagem tais canais rasos formariam?

Logo após isso, vislumbrou o lendário Caminho Divino.

Era um caminho extremamente retilíneo, que levava diretamente do platô até o topo do Mausoléu de Livros. Assim como Tang Trigésimo Sexto dissera, se você quisesse escalar o Mausoléu de Livros, então este Caminho Divino oferecia o caminho mais curto. No entanto, tal caminho era para todos proibido, exceto para a Imperatriz Divina e o Papa quando realizaram, aos céus, uma grande cerimônia de oferendas.

Não havia nada no Caminho Divino, nem mesmo uma única árvores em ambos os lados. Somente penhascos cercavam o caminho.

Qualquer pessoa que considerasse o ponto máximo do Mausoléu de Livros no final deste Caminho Divino, provavelmente teria um forte desejo de caminhar por ele.

No entanto, ninguém jamais conseguiu.

Era porque, no início deste Caminho Divino, entre os inúmeros canais de água, havia um pavilhão.

Uma pessoa sentava-se no interior do pavilhão.

Aquela pessoa estava coberta de armaduras desgastadas, e havia marcas de ferrugem na parte da frente de seu peitoral. A armadura cobria completamente seu corpo, da cabeça aos pés, e não revelava nada.

Aquela pessoa carregava uma espada desgastada na mão. A ponta da espada estava repleta de dentes, e sua ponta pousava no chão.

O homem completamente vestido de armadura aparentava ser uma escultura se visto de longe.

Às vezes, até se suspeitava se havia uma pessoa dentro da armadura.

No entanto, Chen Changsheng sabia que essa figura era uma pessoa.

Todo o continente conhecia essa pessoa.

Esta pessoa já havia sentado naquele pavilhão há várias centenas de anos.

Muitas pessoas diziam que, se essa pessoa não estivesse sentada lá, em completo tédio, no Mausoléu de Livros por centenas de anos, talvez já tivesse se tornado um membro das Oito Tempestades das Direções Cardinais.

Isso ocorreu porque há centenas de anos, ele já era o General Divino número um do continente.

Ele era o guardião do mausoléu desta geração, Han Qing.


Se você gosta do nosso trabalho, da novel e quer nos ajudar,
Não esqueça de Avaliar Ze Tian Ji na Central Novel e deixar seus comentários.
Isso é de extrema importância para nós. Muito obrigado!
dragão


Tradutor: Vaan   |   Revisor: Enxarcado   |   QC:Asura


CAPÍTULO ANTERIOR                                                                                              PRÓXIMO CAPÍTULO


 


Fontes
Cores